Procon – Como fazer Valer os seus Direitos

Procon – Como fazer valer os seus direitos/Fraude bancária

                Com a era da modernidade e da praticidade, os bancos criaram a opção do bankline onde o cliente tem a alternativa de movimentar sua conta bancária em qualquer lugar que ele esteja sem necessitar de um caixa eletrônico propriamente dito. Porém, com esse serviço, começou a surgir uma nova modalidade de crime virtual: a fraude bancária.

                Muitas vezes as pessoas recebem e-mails do banco pedindo para atualizar os dados cadastrais da conta bancária, mas a maioria dos bancos não se comunica com o cliente dessa forma, esse seria o primeiro alerta. Todavia, se mesmo tomando todos os cuidados que são falados (como por exemplo, a instalação de antivírus e acesso a conta bancária somente do computador pessoal),  o indivíduo for vítima de uma fraude bancária, a primeira coisa a ser feita é o de fazer valer os seus direitos como cliente.

               O primeiro passo é acionar o banco e informa-lo sobre o ocorrido, isso deve ser feito tão logo seja percebida a fraude bancária. Depois é necessária a abertura de um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada em crimes de informática em que deverá ser detalhado como ocorreu a ação. O mais importante nessa situação, é que o banco receba o pedido do cliente para o ressarcimento do valor roubado. O banco é obrigado a ressarcir o cliente em casos como este. Caso se recuse a fazer o procedimento, deve-se procurar o PROCON e abrir um processo administrativo contra o banco, devido a negação do pedido de ressarcimento.

           É importante registrar que, para resolver problemas como este, se deve procurar primeiramente a instituição bancária e registrar um B.O., caso ocorra algum problema durante o processo, deve-se procurar o PROCON e dessa maneira fazer valer os seus direitos como cliente.

 

 

Deixe um comentário