Sudoku – História

O grande inventor desse jogo foi Howard Garns, um arquiteto de 74 anos e que tem como habilidade criar passatempos desafiantes mais conhecidos como puzzles. O jogo do sudoku foi baseado provavelmente pelo quadrado latino, um quadrado que foi formado por teorias matemáticas e que surgiu no século XVIII.

Para criar o sudoku, Howard Garns, criou uma tabela com alguns números previamente estabelecidos e o desafio do jogador seria descobrir os números faltantes tendo em mente as regras básicas. Nos anos 70 a revista Math Puzzles, uma revista dedicada á jogos e problemas lógicos, foi uma das primeiras publicações do jogo nos Estados Unidos e recebeu o nome hoje popularmente conhecido como Number Place.

No ano de 1984 uma empresa japonesa resolveu levar o jogo para o Japão, o jogo tinha um nome original longo e complicado para falar sem resumir, e o nome sudoku que hoje é adotado é o som do nome do jogo em japonês ao ser pronunciado.

Sudoku para resolver

Sudoku resolvido

Uma vez que o jogo começou a ganhar popularidade no Japão sua forma de ser criada foi inovada, vários métodos para criar puzzles de diferentes níveis de dificuldades foram desenvolvidos. Em algum tempo o jogo ficou mais popular do que o jogo de caça-palavras ou palavras cruzadas e pelo fato de ser mais simples de se escrever.

Mesmo sendo tão famoso no Japão o jogo somente veio para o Ocidente em torno de 2004, isso aconteceu por que Wayne Gould convenceu os editores da famosa The Times para publicar o jogo. O jogo existe no Brasil e é publicado desde 2005, mais distribuído pela Editora Coquetel em vários formatos.

Há vários formatos de sudoku, uns portáteis e outros não, há versões online desse jogo e o que não falta são opções para o leitor praticar esse puzzle.

 

Deixe um comentário